sábado, 24 de outubro de 2009

Céu e Inferno

O problema é o seguinte:

Você está em uma sala, na qual há duas portas, uma que te leva para o Céu e outra que te leva para o Inferno.

Nessa sala há tembém, dois guardiões. Um deles sempre mente e o outro sempre fala a verdade.

Você não sabe qual deles mente e qual fala a verdade.

Os dois sabem em qual porta está o Céu e em qual está o Inferno. Eles também sabem se o outro mente ou fala a verdade.

Você tem APENAS UMA PERGUNTA para fazer para UM DOS GUARDAS, para poder decidir para que porta você irá.

Qual pergunta você tem que fazer para ter certeza que consiguirá abrir a porta do Céu????

2 comentários:

  1. Se vc fosse o outro guardião, qual porta me indicaria para ir para o céu?

    ResponderExcluir
  2. Completando a resposta da Gabriella:

    Se eu perguntasse ao guardião mentiroso, ele me indicaria a porta que o guardião verdadeiro não indicou, ou seja, a porta do inferno, dessa forma eu deveria ir para a outra porta.

    Se eu perguntasse ao guardião verdadeiro, ele me indicaria a porta que o guardião mentiroso indicou, que seria a porta errada, logo, eu também deveria ir para a outra porta.

    Dessa forma podemos concluir que independente do guardião, ele vai indicar a porta errada (seja mudando a correta -no 1ºcaso- ou seja indicando a errada mesmo -no 2º caso)

    Beijundas

    ResponderExcluir